Consulta de Orçamentos

O PPA - Plano Plurianual - é um instrumento fundamental da Gestão destinado a organizar e viabilizar a ação pública. Elaborado no primeiro ano de governo, por meio dele, é declarado o conjunto das políticas públicas do governo para um período de quatro anos e os caminhos trilhados para viabilizar as ações governamentais, desdobradas em programas e metas.

A LOA - Lei Orçamentária Anual - é um instrumento de planejamento do Governo em que constam as despesas para um ano, em equilíbrio com a arrecadação das receitas previstas. É o documento onde o governo reúne todas as receitas arrecadadas e programa o que de fato vai ser feito com esses recursos. É onde aloca os recursos destinados a saúde, manutenção das estradas, construção de escolas, pagamento de professores. É no orçamento onde estão previstos todos os recursos arrecadados e onde esses recursos serão destinados.

A Lei de Diretrizes Orçamentárias (LDO) estabelece as metas e prioridades para o exercício financeiro seguinte e orienta a elaboração do Orçamento. Com base na LDO aprovada pelo Legislativo, o Governo municipal elabora a proposta orçamentária para o ano seguinte.

Ano Data Publicação Descrição Detalhes Arquivos